Relatório Calorimetria
CAMPUS DIADEMA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Disciplina: Química das Transformações Experimental
Experimento Nº 4: Calorimetria
Prof. Dr. Leonardo José Amaral de Siqueira
Prof. Dr. Ricardo Alexandre Galdino da SilvaAlexandre Galdino da Silva
Por
Bianca Chames Ozaki
Laís Salvador Zara
Valéria Equi Brasilio
n° 76.183 n° 76.200 n° 76.536
Diadema
21 de Janeiro de 2013
Introdução
A termodinâmica é o estudo das transformações da energia de uma forma para outra. A energia está na base de tudo, é usada e explorada para sustentar a vida, afinal, usamos e dependemos de energia todos os dias.
Calor, em termodinâmica, é a energia transferida entre um sistema e sua vizinhança devido a uma diferença de temperatura. As moléculas que estão em uma temperatura mais alta (mais energia) movem-se muito mais rapidamente do que as moléculas que estão em uma temperatura mais baixa
(menos energia). Quando as duas se encontram, as de temperatura mais alta estimulam o movimento das de temperatuda mais baixa, o que resulta em um esfriamento da mais quente e aquecimento da mais fria.
No experimento de Calorimetria que será estudado, a transferência de energia na forma de calor é medida com um calorímetro (instrumento no qual esse calor transferido é monitorado pela variação de temperatura). Um calorímetro ideal não permite qualquer transferência de calor para o ambiente.
A primeira lei da termodinâmica trata justamente que a energia interna de um sistema isolado é constante. Veremos então, se o experimento feito possui ou não um calorímetro ideal, e o porquê. Qual é a diferença de se usar um? O que isso interfere nas medidas?
Para nos permitir também o acompanhamento das variações de energia em pressão constante será usada uma grandeza e função de estado chamada Entalpia, mais especificamente, usaremos a Entalpia de Dissolução.
A entalpia de dissolução representa o calor envolvido na dissolução de