Relatório Aula Prática
Unidade Curricular: Química Analítica
Docente(s): Luciano Mafiolet
Discente(s): Letícia da Silva Santos
Cuiabá-MT
SET/2013
INTRODUÇÃO
As soluções tampão ou tamponada, são soluções capazes de receber pequenas quantidades de íons de ácido (H+) e íon de base (OH-), sem sofrer alterações significativas em seu pH. Há dois tipos de solução tampão:
A) Solução tampão ácida: é formada por um ácido fraco mais um de seus próprios sais. Pode ser formado pelas seguintes substâncias: Ácido Etanóico (ácido acético) e Etanoato (acetato) de Sódio.
B) Solução tampão básica: é formada por uma base fraca mais um de seus próprios sais. Pode ser formada pelas seguintes substâncias: Hidróxido de Amônio e Cloreto de Amônio.
OBJETIVO:
Preparar uma solução tampão de Hidróxido de amônio/ Cloreto de amônio e verificar o efeito tamponante sobre a adição de ácidos e bases fortes.
MATERIAIS E REAGENTES:
4 Béqueres100 ml
Béquer 250 ml
Bastão de vidro
3 Pipetas graduadas 10ml
2 Peras
3 Balões volumétricos 250 ml
Proveta 100 ml
Frasco de vidro ou plástico 250 ml
2 Buretas de 25 ml
Haste com garras
PHametro e soluções de calibração
Solução de Ácido Clorídrico (HCl) 0,1M
Hidróxido de Amônio P.A
Cloreto de Amônio P.A
Indicador Fenolftaleína
Fita indicadora de pHÁgua destilada
MÉTODOS:
Parte 1: Preparo de solução tampão
Dissolveu- se, dentro da capela, com o seu exaustor ligado para o caso de dissipação de gases, 16,9g de Cloreto de Amônio em 143 ml de Hidróxido de Amônio concentrado, avolumando para 250 ml no balão respectivo, após o mesmo foi homogeneizado.
Parte 2: Verificação do efeito tamponanteEm 4 béqueres colocou- se 50 ml de água destilada, em seguida os identificamos como: T1(tamponado 1), NT1 (não tamponado 1), T2(tamponado 2) e NT2 (não tamponado 2).Nos béqueres T1 e T2, adicionou-se 2 ml da solução tampão previamente preparada. Em seguida com as fitas indicadoras de pH fez-se as medições nos 4 béqueres, onde os dados