Relatório Adrenérgicos
Raila Maria Soares Silva
TERESINA-PI
NOVEMBRO 2013
INTRODUÇÃO
O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) é a subdivisão do sistema nervoso que regula os processos corpóreos que não estão sob a dependência direta do controle voluntário. Do ponto de vista funcional, em associação com o sistema endócrino, o SNA controla continuamente os ajustes da química sanguínea, da respiração, da circulação, da digestão e das respostas imunes. (SILVA, 2002)
Valendo-se de uma simulação computadorizada para demonstrar os efeitos das drogas adrenérgicas na pressão arterial e frequência cardíaca de um animal da espécie Rattus rattus, construiu-se o presente relatório.
MATERIAIS E MÉTODOS
Realizou-se o experimento por simulação computadorizada, em animal da espécie Rattus rattus para demonstrar o efeito de alguns fármacos agonistas de receptores adrenérgicos são eles: Adrenalina 2µg/kg, Digoxina 5 µg/kg e Isoprenalina 2 µg/kg.
A simulação foi feita com a administração dos fármacos citados acima, na respectiva ordem, observando as alterações ocorridas e os possíveis efeitos provocados na frequência cardíaca e pressão arterial
RESULTADOS
TABELA 01: REGISTRO DOS EFEITOS DA ADMINISTRAÇÃO DE ADRENALINA, DIGOXINA E ISOPRENALINA SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL E FREQUENCIA CARDÍACA POR SIMULAÇÃO COMPUTADORIZADA EM Rattus rattus. TERESINA-PI, 2013.
FÁRMACOS
P.A.
F.C.
Adrenalina 2µg/kg
Digoxina
5µg/kg
Isoprenalina 2µg/kg
LEGENDA: - Aumento; - Diminuiu; P.A. – Pressão Arterial; F.C. – Frequência Cardíaca.
DISCUSSÃO
Em seus estudos clássicos, Ahlquist (1948) examinou os efeitos da adrenalina, noradrenalina e do isoproterenol em grande número de tecidos alvo e concluiu que as diferenças nas ações dessas catecolaminas poderiam ser explicadas