Relatorio propranolol
SÍNTESE DO PROPRANOLOL
INTRODUÇÃO
O propranolol é um fármaco anti-hipertensivo indicado para tratamento e prevenção do infarto o miocárdio, da angina e de arritmias cardíacas. Pode ser utilizado associado ou não a outros medicamentos para tratamento da hipertensão. É um bloqueador beta-adrenérgico.
[pic] Estrutura química do cloridrato de Propranolol
Mecanismo de ação
Este fármaco compete, de forma especifica, com agentes estimuladores de receptores beta-adrenérgicos pelos receptores disponíveis. Quando o acesso aos sítios receptores beta-adrenérgicos é bloqueado pela ação deste medicamento, as respostas cronotrópicas, inotrópicas e vasodilatadoras do estimulo beta-adrenérgico são proporcionalmente diminuídas, reduzindo a freqüência cardíaca e a pressão arterial.
Indicação
É utilizado para tratar a tensão arterial elevada ou fibrilação arterial. É utilizado em doentes com angina para diminuir a angina freqüente e aumentar a tolerância ao exercício físico, para diminuir o risco de morte cardíaca em alguns pacientes que sobreviveram a um ataque cardíaco; para gerir alguns tipos de tremores, uma condição cardíaca denominada estenose subaórtica hipertrófica, ou determinados sintomas de feocromocitoma (um tumor adrenal). É também usado para prevenir a enxaqueca.
Advertências
Deve-se usar Propranolol comprimidos com cautela em pacientes com insuficiência hepática ou renal. O bloqueio de receptores beta-adrenérgicos pode causar redução da pressão intra-ocular.
Os pacientes devem ser avisados que Propranolol pode interferir em teste de triagem de glaucoma. A interrupção da droga pode reconduzir ao aumento da pressão intra-ocular.
A estimulação simpática pode ser um componente vital na função circulatória em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva. Sua inibição pelo bloqueio beta-adrenérgico pode precipitar uma insuficiência cardíaca mais intensa.
Embora os bloqueadores beta-adrenérgicos