Ambito profissional
Deontologia e Legislação Farmacêutica
Relatório Caso – Âmbito profissional
1. Dados de identificação:
Caso: Âmbito profissional semana: 15 março – 21 março
Semestre: 1º /2011
Data: 22 / 03 / 2011.
2. Caso:
Antonio Carlos, farmacêutico, está muito feliz por finalmente ter conseguido alcançar seu sonho de trabalhar e ser responsável técnico de sua própria drogaria. Ele sabe que a concorrência está muito acirrada nesse ramo, mas acredita que com um serviço diferenciado ele poderá ser bem sucedido. Para tanto, planejou um rol de serviços a ser oferecido a população circunvizinha.
Na de entrada da loja logo se vê a sala de atenção farmacêutica, lá, Antonio Carlos presta orientações aos pacientes/clientes de sua drogaria, tais como a correta utilização e armazenamento de seus medicamentos, no acompanhamento do paciente afere a pressão arterial, glicemia, colesterol em sangue periférico identifica e intervém quando ocorrem interações medicamentosas, por exemplo: Um dia desse, ele atendeu um paciente diabético que estava tomando uma sulfaniluréia: glicazida (Diamicron) e como era hipertenso, também tomava um - bloqueador: propranolol (Inderal), diante desse risco de interação medicamentosa, Antonio Carlos não teve dúvidas, trocou o propranolol por outro antihipertensivo – captopril.
Disponibiliza alguns serviços como administração de medicamentos parenterais na drogaria e em domicílio, nebulização, pequenos curativos e colhe sangue para um laboratório de análises clínicas de um amigo.
Montou um pequeno laboratório farmacotécnico onde processa o fracionamento de medicamentos e algumas fórmulas de sólidos orais que têm grande saída disponibilizando-as a um preço mais acessível.
Na última semana, recebeu a visita de fiscais da Secretaria Municipal de Vigilância Sanitário, o fiscal, um senhor de 55 anos, com segundo grau completo, muito experiente, pois trabalha nessa função há muitos