Relatório anticolinérgicos
1. INTRODUÇÃO 4
2. MATERIAIS E MÉTODOS 5
3. RESULTADOS 6
4. DESENVOLVIMENTO 8
5. CONCLUSÃO 12
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
A dor, sensação desagradável, é o motivo que com maior frequência leva os pacientes a procurar o auxilio médico, esta varia desde um desconforto considerado leve, a um incômodo excruciante, associado a um processo destrutivo atual ou até mesmo potencial dos tecidos que é expressado através de uma reação orgânica, ou até mesmo emocional.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
A atividade prática foi realizada com o uso de um software que simula a aplicação de drogas colinérgicas, anticolinérgicas, adrenérgicas e anti-adrenérgicas em canis familiaris.
Nessa simulação, observaram-se alguns parâmetros como, freqüência cardíaca, pressão arterial e o tônus dos vasos musculares e viscerais antes e após a aplicação de cada droga, que seguiu a seguinte ordem: Acetilcolina (20 μg), Pilocarpina (1,5 mg), Nicotina (300mg), Neostigmina (0,5mg), Atropina (10 mg); Noradrenalina (20 μg), Adrenalina (20 μg), Isoproterenol (20 μg) e Efedrina (5mg) e Alfa bloqueador, juntamente com Noradrenalina e Adrenalina posteriormente e Propanolol (10mg), com Isoprenalina/Isoproterenol, Noradrenalina e Adrenalina posteriormente.
3. RESULTADOS
TABELA 01. Registro da frequência cardíaca, da pressão arterial, dos vasos viscerais e dos vasos musculares após a administração de Acetilcolina (20 μg), Pilocarpina (1,5 mg), Nicotina (300mg), Neostigmina (0,5mg) e Atropina (10 mg) no cão em uma simulação computadorizada. Teresina-PI, 2014.
Frequência Cardíaca
Pressão Arterial
Vasos Viscerais
Vasos Musculares
Acetilcolina
Bradicardia
↓
Vasodilatação
Vasodilatação
Pilocarpina
Bradicardia
↓
Vasodilatação
Vasodilatação
Nicotina
Bradicardia
↓
Vasodilatação
Vasodilatação
Neostigmina
Bradicardia
↓
Normal
Normal
Atropina
Taquicardia
Normal
Normal
Normal
Fonte: