Relatório adaptações organicas - vo2max
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA EF 512 A
Relatório III: Avaliação Espirométrica e Avaliação Cardiorrespiratória durante exercício físico
Ana Carolina Pasotti - 137989
Gabriel Coimbra - 135783
George Paiva - 135871
Olívia Ruberti - 138968
Campinas, 2014
INTRODUÇÃO
O Sistema Respiratório tem como principal função realizar as trocas gasosas entre o ambiente externo e o organismo, repondo oxigênio e removendo gás carbônico do sangue a partir da inspiração e da expiração. Este sistema pode sofrer influência do exercício físico, embora a capacidade pulmonar não seja muito alterada pelo treinamento, podendo ser indiferente a atletas ou sedentários. Porém, algumas atividades podem estimular o aumento do volume pulmonar estático fortalecendo os músculos inspiratórios, como mergulho e natação.
Quando se diz respeito ao VO2 máximo (consumo máximo de oxigênio) e o desempenho em provas corrida, o mesmo não está relacionado à capacidade vital forçada (CVF) ou à ventilação voluntária máxima (VVM).
Diversos testes podem ser aplicados em atletas para avaliação da capacidade respiratória ou capacidade pulmonar, sendo um deles o teste espirométrico. A espirometria consiste em avaliar a entrada e saída de ar dos pulmões, apresentando estes valores graficamente. Para observação dos resultados existe um software desenvolvido para este teste, o mesmo apresenta os valores previstos para o indivíduo bem como os valores reais.
O sujeito participante deve estar bem instruído sobre o teste que irá realizar, é de grande importância que o indivíduo tenha uma familiarização com o aparelho a ser utilizado e com as manobras que serão realizadas. Tal teste possui diferentes variáveis, sendo elas: capacidade vital / capacidade pulmonar total, capacidade inspiratória, volume de reserva expiratório, capacidade vital forçada, pico de fluxo, volume expiratório forçado em 1 segundo, a