Relatório Acido Base
Química
-
Experimento: Ácidos e bases
Objetivos - Classificar soluções comerciais como ácidas, básicas ou neutras; - Verificar em alguns indicadores suas faixas de viragem; - Medir o ph de soluções salinas; - Reconhecer e verificar as propriedades de uma solução tampão; - Determinar constantes de ionização de ácidos fracos; - Titular ácidos e bases escolhendo corretamente o indicador para cada um.
Introdução Teórica Uma importante característica das soluções é sua concentração de íons H+. Em soluções essa concentração varia de 1M a 1014M, como é complicado mexer com expoentes tão extremos se utiliza logaritmo: pH = - log[H+], considera-se pH= 7 neutro (pH da água), ph7 básico. É possível medir o ph de duas formas: com indicadores e um potenciômetro (pHmetro). Os indicadores são sensíveis ao pH, mudam de cor de acordo com o pH da substancia dependendo das suas faixas de viragem, porém o indicador só útil para determinar o ph da região que mudou de cor, mas existem indicadores para medirem em várias as faixas, sejam de acidez ou basicidade.O pHmetro mede a diferença de condução de corrente elétrica entre os íons de hidrogênio, convertendo essa corrente em uma leitura de pH, sendo muito mais preciso que os indicadores. Ácidos e bases fortes são os que sofrem ionização completamente em água, os fracos sofrem ionização incompleta. Um ácido fraco tem como constante de de dissocioação:
Ka = [H+] . [Ácido-]; Este valor pode ser obtido experimentalmente de várias formas [H(Ácido)] a mais fácil é medindo o pH de uma solução ácida de molaridade conhecida. Sabendo disso a [H+] = [Ácido-]. Soluções tampão são soluções resistentes a mudança de ph, geralmente formados por um ácido ou base fraca e seu sal. Solução salina pode conter ou não H+ ou OH-, mas contem cátion ou anions que agem como ácidos ou bases. A solução será ácida ou