Espectroscopia no infravermelho
Objetivo: Este experimento teve por fim introduzir o aluno à técnica de Espectroscopia no Infravermelho, à importância deste tipo de radiação para a análise de amostras, através da caracterização e interpretação de suas principais bandas de infravermelho do poliestireno, polietileno e manitol.
Principio do Método: A espectroscopia é uma técnica de análise da interação entre matéria e radiação eletromagnética ao longo de seu vasto espectro, detectando a relação entre absorção de energia e o comprimento de onda emitido. Na frequência de infravermelho, verificamos uma interação capaz de excitar as moléculas em seus estados rotacionais e vibracionais, causando estiramentos e vibrações angulares. Os estiramentos são vibrações ao longo do eixo de ligação atômico, o qual se expande e contrai continuamente. Ele pode ser simétrico, quando os dois átomos periféricos se aproximam e se afastam simultaneamente do átomo central, ou assimétrico, quando este processo é feito alternadamente entre os átomos periféricos.
1
A vibração angular acontece quando os átomos se movem de modo a alterar o ângulo das ligações entre o átomo central e os periféricos, ela pode ocorrer no mesmo plano da ligação ou fora deste.
Podemos chamar as vibrações angulares no plano de Deformações angulares Simétricas e Assimétricas. A Deformação Angular Simétrica se dá quando os dois átomos se movimentam em sentidos opostos em relação ao átomo central (Scissoring) e a Assimétrica se dá quando eles se movimentam no mesmo sentido (Rocking):
1
As vibrações angulares fora do plano também podem ser caracterizadas em Simétricas e Assimétricas. As Deformações são chamadas Simétricas (Twisting). se um átomo gira para a frente e o outro para atrás, lembrando um movimento de torção. As deformações são chamadas Assimétricas (Waging) se os dois átomos se movimentam no mesmo sentido em relação ao plano, lembrando um movimento de abano:
1
Apresentação de