Relatório aas
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Disciplina: Segurança e Técnicas Básicas de Laboratório de Química
Relatório dos Experimentos I.1 e I.2
Filtração, extração sólido-líquido e recristalização
Química Tecnológica – 1º período – Turma F2
Belo Horizonte,
Março de 2013.
1.Objetivo Extrair o ácido acetilsalicílico (ASS) da Aspirina 500mg e purificá-lo, aprendendo sobre os processos, técnicas e aparelhagens necessárias para a realização de filtração, simples e a vácuo, de extração sólido-líquido e de recristalização.
2.Materiais Utilizados
Experimento I.1
Béquer de 250mL; proveta de 100mL, pisseta, bastão de vidro; funil simples; aro; conjunto para filtração (funil de Büncher, kitazato, trompa d’água, papel de filtro, mufa, garra e suporte universal); tubos de ensaio e suporte; conta-gotas; tesoura; espátula; vidro de relógio e pinça de madeira. Aspirina de 500mg (ou similar contendo AAS); etanol; gelo triturado; água e solução de iodo em iodeto.
Experimento I.2
Erlenmeyer de 100mL; proveta de 50mL; pisseta; bastão de vidro; conjunto para aquecimento (tripé, bico de gás, tela de amianto e fósforos); conjunto para filtração (funil de Büncher, kitazato, trompa d’água, papel de filtro, mufa, garra e suporte universal); tubos de ensaio e suporte; conta-gotas; tesoura; espátula; vidro de relógio. Ácido acetilsalisílico isolado de comprimidos de Aspirina (ou similar) e solução de iodo em iodeto.
3. Introdução Há vários processos de separação de misturas, dentre eles a filtração e a extração. A filtração é uma técnica de separação de misturas heterogêneas constituídas por sólido disperso em meio líquido. Há dois principais tipos de filtração, a simples e a por sucção. A filtração simples é recomendada quando há interesse na parte líquida da mistura e a por sucção na parte sólida. A extração consiste na separação de um componente de uma mistura por meio de um solvente.
Neste experimento o ácido acetilsalicílico