Relatório aas
Objetivo:
Determinação do teor de AAS em analgésicos, utilizando solução padronizada de NaOH.
Introdução:
O ácido acetilsalicílico (AAS) consiste de cristais ou pó cristalino branco, em relação a sua solubilidade, ligeiramente solúvel em água, solúvel em álcool, em clorofórmio e éter, pouco solúvel em éter absoluto. Deve ser mantido seco pois em contato com umidade hidrolisa, liberando ácido salicílico e ácido acético. Essa decomposição é detectada pelo aparecimento de cor violeta em solução de cloreto férrico.
Há vários procedimentos para síntese do AAS, o processo industrial é o mais completo, e utiliza o fenol como matéria-prima. Baseia-se em quatro fases, três para a síntese do acido salicilico e uma para a acetilação deste, formando o acido acetilsalicilico. O primeiro passo é a fenolatação, tratamento do fenol com soda usando o metanol como catalisador. Segundo passo, carboxilação, ação do CO2 sobre o fenolato originando fenilcarbonato de sódio, este então é submetido à temperatura de 120 –130º C o que faz com que ocorra uma transposição molecular, ocasionando no salicilato de sódio. Terceira fase, acidificação com acido sulfúrico que diretamente forma o ácido salicilico, que após acetilação com um grande excesso de anidrido acético, dá origem ao ácido acetilsalicilico, mediante extração do excesso de ácido salicilico com benzeno.
Em laboratório a síntese é feita mediante reação entre o ácido salicilico e o anidrido acético, usando o ácido sulfúrico como catalisador para romper a ponte de hidrogênio intramolecular formada no acido salicilico. É uma reação de substituição eletrofilica.
Através da estequiometria da reação de neutralização do AAS e tendo conhecimento do número de mols de NaOH empregado na titulação, é possível determinar a concentração do AAS no comprimido.
Titulação é o processo empregado em Química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com uma outra espécie química, de