Relatorio ri
Outro grande autor realista é Hobbes, para ele todos os homens nascem iguais com direitos e capacidades iguais, com o objetivo de sobreviver. Sem um Estado para regulamentar as interassões entre os homens, estes viveriam em um estado de competição constante, oque ele chama de Estado de Natureza. Buscando segurança e sobrevivencia, os homens fazem um pacto social que cria o Estado, que é soberano sobre uma determinada região e sobre a população.
Estes Estados soberanos formam o sistema internacional e existem num estado similar ao Estado de Natureza, onde não existe nenhuma entidade soberana sobre os Estados e eles similares, porem uns mais fortes que outros, devem fazer o necessário para sobreviver e aumentar a sua autonomia, se utilizando tanto da guerra quanto da diplomacia, ambos inevitaveis pelo estado anarquico do cenario internacional.
Os liberalistas, ao contrario dos realistas acreditam que a natureza humana é boa, os homens são cooperativos e pacíficos. Acreditam que a cooperação entre os Estados pode e deve existir, saindo da desordem que será controlada por leis e mecanismos internacionais.
Kant em A paz perpétua trata de temas como: a importância da lei e da universalização de principios para um sistema internacional pacífico, alem