Relatório 10
Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
Departamento de Química
Disciplina: Introdução ao Laboratório de Química (QMC-5119)
Professor: Marcos Aires de Brito
PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO
Florianópolis, 28 de Outubro de 2014.
INTRODUÇÃO
Em nossa rotina de laboratório percebemos que muitas reações químicas são reversíveis, ou seja, duas determinadas soluções misturadas formam novos compostos, e estes compostos, reagindo com base ou ácido, tendem a formar os compostos originais. Este foi o princípio do nosso experimento, reagir Cromato e Dicromato, de Potássio e de Bário, com Hidróxido de Sódio e Ácido Clorídrico, observando as mudanças dessas substâncias, como por exemplo a coloração e a textura.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Iniciamos nosso procedimento balanceando a equação de formação do Cromato em Dicromato:
1 H₂O ˖ 2 CrO₄² ̄ ↔ 1 Cr₂O₇² ̄ ˖ 2 OH ̄
Começamos então, separando em dois tubos de ensaio a quantidade necessária de solução para realizar a primeira parte do experimento: Cromato e Dicromato de Potássio, reagindo com HCl e NaOH. Ao iniciarmos percebemos e anotamos a coloração e a textura das substâncias, observe:
Cromato = Amarelo e aquoso (K₂CrO₄); Dicromato = Laranja e aquoso (K₂Cr₂O₇)
Depois, pegamos dois tubos de ensaio limpos, e em cada um colocamos uma pequena quantidade de uma substância (cerca de 0,5 mL). Acrescentamos lentamente e alternadamente, em cada um dos tubos, gotas de NaOH 1,0 mol L ̄¹ até que apareceu a primeira mudança: o Dicromato de Potássio, de cor laranja passou a ter a cor amarela, após adição de 5 gotas. Guardamos estes tubos para uma etapa adiante.
Novamente, separamos dois tubos de ensaio limpos e em cada um deles uma pequena quantidade de uma substância, porém desta vez acrescentamos gotas de HCl 1,0 mol L ̄¹ até notarmos mudança em algum dos tubos.