relatorio 10
Curso: Engenharias
Disciplina: Física Experimental
Código
Turma
Professor (a):
Data de Realização
Nome do Aluno (a):
Nome do Aluno (a):
Nome do Aluno (a):
Nome do Aluno (a):
Nome do Aluno (a):
Nº da matrícula:
Nº da matrícula:
Nº da matrícula:
Nº da matrícula:
Nº da matrícula:
Experimento 10: Capacitor de Placas Paralelas
10.1 OBJETIVOS
Ao final do experimento o aluno terá condições de conceituar capacitância de um capacitor de placas paralelas e determinar a dependência entre a distância entre as placas de um capacitor e sua capacitância.
10.2 DOCUMENTOS AUXILIARES
Apresentação Conceitos de Conhecimentos Científicos
Apresentação Erros e Incertezas
Apresentação Unidade de Medidas
Apresentação Instrumentos de Medição: Conceitos Básicos
Apresentação Instrumentos de Medição: Multímetros
Apresentação Técnicas de Montagem de Relatórios
10.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Em circuitos eletrônicos alguns componentes necessitam que haja alimentação em corrente contínua, enquanto a fonte está ligada em corrente alternada. A resolução deste problema é um dos exemplos da utilidade de um capacitor.
Este equipamento é capaz de armazenar energia potencial elétrica durante um intervalo de tempoe ele é construído utilizando um campo elétrico uniforme. Um capacitor é composto por duas peças condutoras, chamadas armaduras e um material isolante com propriedades específicas chamado dielétrico.
Para que haja um campo elétrico uniforme é necessário que haja uma interação específica, limitando os possíveis formatos geométricos de um capacitor, assim alguns exemplos de capacitores são os do tipo plano e o cilíndrico.
O capacitor plano é um dispositivo feito por duas placas de metal que precisam necessariamente ser iguais e planas, ter o mesmo tamanho e estar próximas uma da outra. Entre elas é colocado o dielétrico, um isolante. O cálculo do capacitor plano é representado pela equação:
Onde:
C = capacitância do capacitor plano ɛ =