Procedimento E Conclus O
Primeira Parte: Colocamos duas tiras de Contact (1 x 15 cm) em cada lado da placa de vidro (15 x 15 x 0,5 cm) com um espaçamento de 2,5 cm das extremidades, aplicamos uma pequena quantidade de tinta entre as duas fitas de Contact e com a ajuda de uma bagueta de vidro espalhamos a tinta para a formação de um filme. Após a preparação do filme, colocamos o na estufa a ≅60°C até a tinta secar.
Segunda Parte: Primeiramente pesamos o béquer de 50 ml, utilizando a balança de precisão, depois adicionamos 40 ml de tinta no béquer, e novamente pesamos, subtraindo os dois resultados obtêm-se a massa da tinta, para assim calcularmos a densidade da tinta em gramas/ml, com esse resultado finalmente obtemos a densidade da tinta em kg/galão (1galão contém 3,6 litros).
Terceira Parte: Com a ajuda de um estilete desenhamos uma grade quadriculada de 6 traços verticais por 6 traços horizontais, espaçados de 2 mm entre si no filme de tinta preparado na primeira parte do experimento, após feita a grade quadriculada fixamos uma fita de Contact, deixamos uma das pontas soltas para que depois de 2 minutos conseguíssemos levantar e puxar a ponta, assim foi possível verificar a aderência do filme de tinta sobre o vidro. Para verificar a opacidade utilizamos uma cartolina preta em baixo do filme de tinta para ver o quanto a tinta “cobria” a cartolina, fizemos o mesmo com os filmes padrões (Filme de resina pura; Filme com corante orgânico; Filme com Caulim; Filme com dióxido de titânio) e comparamos qual dos filmes padrões tinha a mesma opacidade do nosso. Para verificar a resistência a água colocamos nossa placa de vidro com o filme de tinta em uma bacia com água suficiente para cobri-la por completo e aguardamos cerca de 10 minutos e observamos se a tinta tinha resistido a água ou não.
Resultados e Discussão A parte um do experimento foi feita para preparar o filme de tinta que foi utilizado nas outras partes do experimento.