A REVOLUÇÃO NA ASIA
Curitiba 2014
INTRODUÇÃO
Durante a Primeira Guerra Mundial, a isenção do serviço militar muçulmano foi removido pelos russos, o que provocou a Revolta da Ásia Central de 1916. Quando a Revolução Russa de 1917 ocorreu, um Governo provisório de Reformadores Jadid, também conhecido como o Conselho de Muçulmanos do Turquistão se reuniram em Kokand e declararam autonomia do Turquestão. Este novo governo foi rapidamente esmagado pelas forças do Soviete de Tashkent, e os estados semi-autônomos de Bukhara e Khiva também foram invadidos. As principais forças de independência foram rapidamente esmagadas, mas os guerrilheiros conhecidos como Basmachis continuaram a combater os comunistas até 1924. A Mongólia também foi varrida pela Revolução Russa e, embora nunca se tornou uma república soviética, tornou-se uma República Popular comunista em 1924.
A Revolução Asiática
Com o fim da 2ª Guerra Mundial e a derrota do nazi-fascismo, abriu-se em todo o mundo uma etapa revolucionária. As transformações se deram na Europa Ocidental onde, paulatinamente, os países ocupados pelo Exército Vermelho Russo expropriariam as suas burguesias, e no mundo colonial, com o início de um poderoso movimento de independência nacional.
Na cabeça desse processo revolucionário, estava a China, onde o Exército Vermelho Chinês dirigido pelo Partido Comunista derrotaria o regime de Chang Kai Chek e tomaria o poder após uma longa guerra de guerrilha e após ser parte essencial na derrota japonesa.
Essa revolução, que concentraria em si mesmo uma série ininterrupta de tarefas unificação nacional, independência nacional, reforma agrária e expropriação da burguesia e do latifúndio no país mais populoso do mundo , incendiaria a Ásia, em especial uma área que