Relatos de observação no estágio supervisionado II
ENSINO FUNDAMENTAL
O estágio supervisionado destina-se a proporcionar ao aluno um momento de relacionar a teoria apresentada em sala à prática utilizada nas salas de educação do Ensino Fundamental I.
Assim, a observação é fase inicial e é por meio dele que o acadêmico o reflete a maneira de estagiar, ordenar e organizar o seu espaço.
Por isso, considerando que a observação é um ato de enorme importância e que traz oportunidade para o professor discente de vivenciar a realidade, as dificuldades e as necessidades de uma sala de aula.
A partir dessa prática pedagógica observada o professor/acadêmico o passa conhecer e a entender os planejamentos como um todo, e para os próximos passos. “Enquanto campo de conhecimento, o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas”. (PIMENTA e LIMA, p. 6). Assim, durante o Estágio Supervisionado II, observei o cotidiano do fazer pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio Imaculada Conceição, tendo a oportunidade de realizar o diagnóstico e caracterização da instituição, investigando seu contexto educativo, contribuindo com a elaboração do relatório de observação.
Observação
A observação foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Imaculada Conceição. A escola está localizada na rua Livramento, nº 115, bairro Conceição no município de Bento Gonçalves/RS. O funcionamento desta Instituição é nos três turnos, pela manhã do 5ºanoao 8º ano e à tarde da Educação Infantil ao 5º ano, finalizando á noite o Ensino Médio, EJA do Ensino Médio e EJA do Ensino Fundamental II. Administra a escola uma diretora e três vices diretoras. Fazem parte do corpo funcional 14 funcionários e 53 professores.
A escola funciona em um prédio de três pisos sendo que, no térreo localiza uma cozinha, um refeitório, laboratório de informática, biblioteca infantil e uma sala para guardar os materiais da escola aberta. No 1º piso,