Relatorios
Disciplina: Física Experimental I. Prof. Artur
ROTEIRO DE LABORATÓRIO – EXPERIÊNCIA 2
Uso e interpretação de gráficos
Objetivos da experiência
A finalidade é introduzir o uso de gráficos na análise de relações entre grandezas medidas.
Ao término das atividades o aluno deverá ser capaz de
a) Construir gráficos em papel milimetrado
b) Linearizar gráficos
c) Extrair o valor da aceleração da gravidade
Gráficos permitem uma rápida visualização do comportamento de uma grandeza em função de outra e consiste numa das principais maneiras de se apresentar e analisar dados em ciência e tecnologia.
Gráficos devem ser claros e conter um título, eixos, escalas, unidades e barras de erro quando houver. A lista abaixo é de utilidade para que o iniciante não se esqueça de alguns quesitos necessários para que o gráfico seja bem interpretado e efetivamente útil.
Escolha a área do papel com o tamanho adequado (meia página de uma folha A4).
Aa relação altura / largura deve ser menor do que 1, pois o gráfico será de mais fácil leitura (como a tela de cinema e a da televisão que tem esta relação de aspecto: 9 por 16, por exemplo).
Desenhe os eixos claramente: a variável dependente deve estar sempre no eixo vertical (y) e a variável independente no eixo horizontal (x).
Marque nos eixos as escalas, escolhendo divisões que resultem em fácil leitura de valores intermediários (por exemplo, divida de 2 em 2, e não de 7,7 em 7,7). O intervalo de valores da variável escolhida para cada eixo deve conter todos os valores experimentais da variável representada. Por exemplo, se o primeiro valor dos dados é 0,5 e o último é 11,5 o intervalo de seu eixo pode começar em 0 e terminar em 12. Se possível cada um dos eixos deve começar em zero.
Marque abaixo do eixo horizontal e ao lado do eixo vertical o nome da variável ali representada e, entre parênteses, as unidades usadas.
Escreva, na parte superior da área do