RELATORIO
Metais
Os metais são elementos que podem ser caracterizados por serem ótimos condutores de calor, eletricidade, por terem uma elevada dureza e alta resistência. Outra característica dos metais é o fato de terem um número pequeno de elétrons no último nível energético e também a baixa força de atração exercida pelo núcleo nesses elétrons.
Reatividade dos Metais
A reatividade está associada a capacidade desses metais doarem elétrons, sendo assim quanto mais eletropositivo for esse metal, mais reativo o mesmo será. Por outro lado, os metais menos reativos serão aqueles que têm menor tendência de doarem elétrons. Portanto quanto mais reativo é o elemento, menos nobre ele é. Quanto mais nobre o elemento, menor será a sua reatividade química.
O ouro (Au), a platina (Pt) e a prata (Ag) têm baixa reatividade química e são exemplos de metais nobres. São chamados de “nobres” porque mais dificilmente sofrem o “ataque” químico de outras substâncias químicas.
Para que ocorra uma reação espontânea é necessário que um elemento mais reativo esteja em condições de doar um elétron e esteja presente um metal nobre deficiente de elétrons (no caso cátions de metais). Os metais da esquerda são os mais reativos, os do meio são moderadamente reativos e os da direita são os mais nobres (menos reativos). Dessa maneira os metais mais reativos são fortes agentes redutores por que tem grande facilidade de oxidar deslocando os metais menos nobres de compostos em solução.
Os metais em geral são muito reativos, eles reagem com bases, ácidos, água dentre outros. Os elementos do grupo dos metais alcalinos perdem o brilho quando expostos ao ar seco, pois são quimicamente muito reativos. Devido a isso o na é guardado em óleo mineral para que fique protegido do contato com o ar.
Metais à direita do magnésio são tão reativos que reagem diretamente com água fria formando hidróxidos desses metais, como é o caso do sódio, já os metais antes do magnésio até o ferro