RELATORIO
Os álcoois são compostos de fórmula geral ROH, em que R é qualquer grupo alquílico ou alquílico substituído, onde o carbono ligado ao oxigênio pode ser primário, secundário ou terciário; R pode ser uma cadeia aberta ou cíclica; pode conter um átomo de halogênio, outros grupos hidroxilo ou um dos muitos grupos que ainda não conhecemos, como, por exemplo, uma ligação dupla ou um anel aromático. Todos os álcoois contêm o grupo hidroxilo (-OH), que, como grupo funcional, determina as propriedades características desta família. Variações na estrutura do grupo R podem afetar a velocidade de certas reações em que o álcool participa, ou até mesmo, afetar o tipo de reação. Um álcool pode classificar-se como primário secundário ou terciário, conforme a espécie de átomo de carbono a que está ligado o grupo - OH.
As propriedades físicas de um álcool compreende-se melhor se tivermos em conta um fato simples: estruturalmente, um álcool é um compósito de um alcano e água. Contêm um grupo alquilo semelhante aos alcanos e um grupo hidroxilo semelhante à agua. Destas duas unidades estruturais é o grupo - OH que dá ao álcool as propriedades físicas características e o grupo alquilo que, na medida do respectivo tamanho e forma, modifica essas propriedades.
O grupo hidroxilo é altamente polar, e contém hidrogênio ligado a um elemento fortemente eletronegativo, o oxigênio. Por via do grupo hidroxilo, um álcool tem possibilidade de formar ligações de hidrogênio. O comportamento dos álcoois como solutos reflete também a capacidade que eles possuem de formar ligações de hidrogênio. E, acentuado contraste com os hidrocarbonetos, os álcoois mais baixos são miscíveis com a agua. Visto que as moléculas de álcool estarão unidas umas às outras pela mesma espécie de forças intermoleculares que as moléculas de agua, pode formar-se uma mistura das duas espécies de moléculas: a energia necessária para romper uma ligação de hidrogênio entre duas moléculas de agua ou duas moléculas de