Trabalho PI 1sem
TECNOLOGIA EM MARKETING
PROJETO INTEGRADOR I: ALIMENTAÇÃO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: ALIMENTOS LIGHT E DIET
Juliana de Jesus Ramos
Mariana Esteves de Aguiar Duque
Pamela Giedre Corradini Silveira
São Paulo
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
TECNOLOGIA EM MARKETING
PROJETO INTEGRADOR I: ALIMENTAÇÃO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: ALIMENTOS LIGHT E DIET
São Paulo
2014
AGRADECIMENTO
Agradecemos as pessoas que acreditaram e contribuíram nos dando força para que a realização desse trabalho fosse possível, principalmente a Deus.
“Mar calmo não faz bom marinheiro.”
(Autor desconhecido)
RESUMO
Essa pesquisa tem o intuito de entender quais são os fatores que influenciam a competitividade do segmento de alimentações saudáveis que inclui os produtos light e diet. A análise é desenvolvida através da compreensão do mercado de produtos light e diet, entendendo e identificando os fatores que influenciam a competitividade dentro da cadeia soteropolitana.
Através da abordagem teórica proposta pelo Modelo das Cinco Forças Competitivas de Michael E. Porter é possível analisar os impactos que cada força implica dentro do negócio, destacando qual destas forças tem maior influência na formação da competitividade do negócio e, dentro deste cenário qual é a empresa mais competitiva. O estudo contribui para o entendimento da competição no mercado de alimentos light e diet e oferece subsídios importantes para a compreensão de como as empresas podem obter melhor desempenho neste mercado.
ABSTRACT
This research aims to understand what are the factors that influence the competitiveness of the segment of healthy feeds that includes light and diet products . The analysis is developed by understanding the market of light and diet products , understanding and identifying the factors that influence the competitiveness within the soteropolitana chain.
Through theoretical approach proposed by the