Relatorio
RELATORIO DE FENÔMENOS DOS TRANSPORTES
Palmas-TO
2014
1- INTRODUÇÃO
Na História, grandes nomes marcaram para as contribuições. Em 1502 Leonardo da Vinci observou que a quantidade de água por unidade de tempo que escoava em um rio era a mesma em qualquer parte, independente da largura, profundidade, inclinação e outros. Mas o desenvolvimento de dispositivos práticos só foi possível com o surgimento da era industrial e o trabalho de pesquisadores como Bernoulli, Pitot e outros.
A vazão é considerada geralmente a variável mais importante dentro do território industrial. Além de estar ligada com a qualidade dos produtos a serem produzidos, também está ligada ao custo desses produtos, da matéria-prima e demais produtos que serão adicionados numa mesma etapa do processo.
A vazão também é utilizada como set point operacional de equipamentos industriais de alto custo e elevada importância, tais como: geradores de energia convencionais, motores a combustão, turbo-geradores de energia elétrica, geradores de vapor, etc. Com a vazão dentro do set point, esses equipamentos irão operar de maneira satisfatória, sem perdas, sem erros e dentro dos padrões certificados.
Isso garante o bom funcionamento desses equipamentos e ajuda a prolongar sua vida útil, pois se a vazão de consumo de um gerador não está de acordo com o set point, com certeza ele deve estar com algum problema que precisa ser sanado o quanto antes. A importância da vazão como variável de processo, chega a ser infinita.
“Com certeza, a vazão é a variável mais medida na indústria de um modo geral”. Sua necessidade existe desde a época dos antigos romanos. De acordo com a História, as primeiras medições de vazão de água foram realizadas pelos egípcios e romanos, cujas obras de adução de água ficaram famosas, tanto é que um texto do governador e engenheiro romano Julius Frontinus (30 – 103 d.C.) traz referências precisas sobre o assunto.
Os Condutos forçados