NAFTA - Bloco Econômico
TRATADO NORTE-AMERICANO DE LIVRE COMÉRCIO
ALUNOS: Joel Fernando Everling
Samuel Mathias Neitzke
Thandara Luana
Medianeira, 2013
1. INTRODUÇÃO
Blocos econômicos são acordos realizados entre governos, no qual barreiras comerciais são reduzidas ou até mesmo eliminadas entre os Estados participantes. Isso é feito para beneficiá-los, interando as partes em relação à troca de produtos e comercialização de bens que os interessam.
Conhecido como Tratado Norte-Americano de Livre comércio, o NAFTA (sigla em inglês) é um acordo estabelecido entre três países norte-americanos: México, Estados unidos e Canadá, apresentando entre eles uma grande diferença econômica, tendo em vista que os Estados Unidos são a maior economia do mundo. O bloco econômico foi criado com, dentre outros objetivos, o de fazer frente à União Européia, pois esta estava encontrando grande êxito.
2. DESENVOLVIMENTO
Este bloco econômico começou a ser traçado no final da década de 1980, quando Canadá e Estados Unidos começaram a discutir políticas comerciais entre os países, no que diz respeito a taxas alfandegárias menores, que ficou conhecido como Liberação Econômica, esse tratado foi assinado em 1988. Em agosto de 1992, o México adentrou ao bloco.
Como qualquer acordo governamental, requeria que as políticas fossem bem definidas para que ninguém saísse prejudicado pelo livre comércio. Assim, apenas em dezembro de 1993 o presidente dos Estados Unidos, então Bill Clinton, assinou os termos necessários. No início do ano de 1994 o NAFTA passou a ter validade para negociações com um prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países
Figura
O NAFTA tinha por objetivo além de fazer frente à União Européia, garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros, assim como reduzir os custos comerciais