BLOCO ECONÔMICO: NAFTA
PAÍSES MEMBROS: CANADÁ, ESTADOS UNIDOS E MÉXICO
O Nafta é composto por apenas três países, e há um grande desnível entre as economias dos países membros, tendo em vista que os Estados Unidos é a maior economia mundial. O Canadá, mesmo aparecendo como um dos principais países do mundo em economia, qualidade de vida, entre outros quesitos, é uma nação que depende muito dos recursos financeiros oriundos dos Estados Unidos. Já o México, considerado uma economia emergente , foi convidado para fazer parte deste bloco pelo fato de seus habitantes serem consumidores assíduos dos produtos canadenses e norte-americanos. Desse modo o México foi inserido nesse bloco simplesmente porque possui enorme mercado consumidor, é detentor de uma grande jazida de petróleo, recurso indispensável para Estados Unidos e Canadá, além de ser fornecedor de Mao de obra barata.
INDICADORES GLOBAIS:
ACORDOS EM VIGOR ( BRASIL E OU NAFTA)
A perspectiva de participar de acordos preferenciais de comércio recomenda, para cada país, que sejam identificadas suas limitações, seu potencial de oferta, e o conhecimento do mercado potencial a ser explorado, se o objetivo é maximizar os benefícios associados a um exercício desse tipo.
Os países da América Latina e Caribe têm sido instigados pela possibilidade de formação de uma área de livre-comércio a nível hemisférico (Alca). A consolidação da Alca envolveria, para cada país participante, o acesso mais fluido a outros 33 mercados. Entretanto, dadas as dimensões relativas, as atenções, de analistas e negociadores na maior parte dos países - têm se concentrado até aqui no mercado dos Estados Unidos.
No caso específico do Brasil, a participação naquele mercado sofreu redução no periodo recente, e existe a percepção de que boa parte desse resultado adverso está associada aos benefícios diferenciados, captados pelos países participantes do Nafta. Este artigo traz alguns indicadores que relativizam essa questão, a partir das