relatorio
Verificar a influência do tempo de agitação sobre à homogeneidade de uma mistura sólido-sólido.
Materiais e Métodos
Materiais:
1. Balança analítica;
2. Béquer de 100 ml;
3. Bastão de vidro;
4. Erlenmeyer de 125 ml;
5. Bureta de 50 ml;
6. Cronômetro;
7. Suporte universal;
8. Suporte duplo para buretas.
Reagentes:
1. Solução padronizada de ácido clorídrico (HCL) 0,01 mol/l;
2. Carbonato de sódio P.A ( Na2CO3);
3. Cloreto de sódio P.A ( NaCl);
4. Solução indicadora de alaranjado de metila;
5. Água destilada (H2O).
Método:
Nos béqueres identificados com ( A,B,C,D), misturou-se por via-seca as quantidades de CaCO3 e NaCl relacionadas em uma tabela. Misturou-se a amostra sólida com bastão de vidro, durante os intervalos de tempo recomendados.
A partir de cada béquer forão pesadas 3 replicatas cada uma contendo 0,1 g da mistura reacional . Anotou-se a massa real de cada replicata e transferiu-se para o erlenmeyer 0,01 mol/L (padronizado) , usou-se o alaranjado de metila.
Resultados e discussão
Observou-se que devido o tempo de homogenização e as quantidades do sal misturado,é um grande fator na hora da titulação, na primeira amostra usou 22 ml de HCL para 0,1143 g de mistura CaCO3 + NaCL e na segunda amostra usou 24,5 ml de HCL para 0,1176g da mesma mistura e na terceira amostra usou 13 ml de HCL para 0,1176 g da mesma mistura. Observou-se que na primeira amostra e na terceira amostra as quantidades da mistura estão próximas porém á quantidade de HCL na titulação é quase a metade uma da outra, isso se deve ao tempo que a mistura foi homogenizada e as quantidades de sal na mistura.