O que é percepção
O que é percepção? A percepção é o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com finalidade de dar sentido ao seu meio. Entretanto, o que uma pessoa percebe pode ser substancialmente diferente da realidade objetiva. Nesse contexto, a percepção tornou-se importante para o estudo do comportamento organizacional, porque o comportamento das pessoas baseia-se em sua percepção da realidade, não da realidade em si.
Fatores que influenciam a percepção Uma série se fatores atuam moldando a concepção de realidade. Esses fatores podem estar no perceptor, no objeto ou alvo da percepção ou no contexto da situação em que esta se dá. Quando um alvo é observado, sua interpretação é fortemente influenciada pelas características pessoais. As características do alvo que está sendo observado também podem afetar a percepção. Com eles não são observados isoladamente, sua relação com o cenário influencia a percepção, assim como a tendência de agrupar coisas próximas ou parecidas.
Percepção de pessoas: fazendo julgamentos sobre os outros Agora, trataremos da aplicação dos conceitos sobre a percepção para o estudo do comportamento organizacional: a percepção de pessoas, ou percepções que as pessoas formam a respeito das outras.
Teoria da atribuição Foi proposta para explicar por que julgamos as pessoas de modo distinto, dependendo do significado que atribuímos a um dado comportamento. Basicamente, a teoria sugere que, quando observamos o comportamento de alguém, tentamos determinar se a causa deste é interna, que são aqueles vistos como sob o controle do indivíduo, ou externa, aquele que imaginamos ter sido provocado por uma situação enfrentada pelo indivíduo. Essa determinação depende de três fatores:
Diferenciação: Se refere à questão de o indivíduo mostrar, ou não, comportamentos diferentes em situações diversas.
Consenso: É