titulação
A titulação é uma operação feita em laboratório e pode ser realizada de várias maneiras. A titulação ácido-base é importante para análises em indústrias e é divida em:
Acidimetria: determinação da concentração de um ácido.
Alcalimetria: determinação da concentração de uma base.
Indicadores ácido-base: Substâncias que mudam de cor na presença de ácidos ou de bases.
Os equipamentos usados habitualmente em uma titulação são uma bureta e um erlenmeyer
Em uma bureta coloca-se a base junto a um suporte (chamado suporte universal) e sob ela um erlenmeyer contendo a solução de ácido de concentração desconhecida com algumas gotas do indicador de pH, que irá auxiliar para identificação do ponto de viragem ou neutralização.
Abrindo a torneira da bureta (de modo que fique um gotejamento) e com agitação permanente do erlenmeyer até que o ácido mude a sua coloração indicando a neutralização ou viragem, após isso anota-se o valor gasto de base e através da formula calcula-se o valor da concentração do ácido.
A coloração obtida indica se o meio é ácido ou básico, o que depende do tipo de indicador utilizado.
O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida. A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com a maior concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.
Formas de titulação
Titulação