Ética nos Negócios
Certos versus errado
Se os negócios não são éticos, eles não são um bom negócio. Devemos sempre ter decisões morais em nossa vida e nos negócios, porem nem tudo que é mora é dentro da lei e nem tudo que é lícito é moral. Tudo na vida depende de certo e do errado, devemos fazer escolhas rigorosas em nossa vida, tanto sociais como empresarial. As escolhas que fazemos são divididas em quatro questões morais, primeiro a questão da legalidade, se está dentro da lei ou não. Segunda questão é a opinião pública, o que os outros vão pensar e o que isso vai causar a minha imagem. Terceira questão envolve a nossa consciência, como fica a nossa consciência com relação a escolha que vou tomar e quarta e ultima questão é, quem sairá ferido com essa escolha, pois uma ação errada claramente vai ferir alguém, porem as ações corretas também podem ferir.
O dilema moral
Escolher o que é “claramente” é certo, quando se envolve perda (financeira/trabalho/etc.) exige verdadeiro heroísmo. Qual a resposta moral adequada, quando se tem duas posições enraizadas nos valores básicos da pessoa, e se é forçada a escolher uma só? É aí que entra em questão o fato de saber lidar com as tentações que surgem da escolha do que é certo, o dilema de escolher entre dois valores conflitantes. Isso não somente nos negócios, mais em todos os aspectos da vida.
Todos nos estamos sempre fazendo escolhas em nossas vidas, em algumas ocasiões, essas escolhas têm consequências não muito boas. Por isso, para cada decisão que tomamos, devemos refletir e ter discernimento, pois fazemos a maioria das nossas escolhas sem pensar muito, o que se torna prejudicial.
Quatro paradigmas de dilemas morais
É padrões que formam o dilema ético, o que nos fazem entender mais os valores conflitantes, que criam a tensão em primeiro lugar. O mundo é dividido somente em entidades abstratas, que se dividem logicamente em categorias mentais expressas em palavras. As palavras e distinções são muitos