Relatorio
TÍTULO: Coleta de sangue.
INTRODUÇÃO:
Uma boa coleta significa: rapidez, eficiência, qualidade de atendimento e menor sofrimento ao paciente, por isso o responsável tem que ser capaz de resolver qualquer problema que eventualmente poderá encontrar no seu dia a dia.
Os conhecimentos práticos sobre coleta e as reações que poderão ocorrer durante este procedimento são adquiridos, geralmente, através de experiências pessoais.
A coleta da amostra é parte fundamental na determinação de uma variável analítica, pois, sendo o único contato entre o paciente e o laboratório, a não observância da correta preparação deste paciente, conduzirá a erros significativos.
OBJETIVO:
O objetivo da coleta de sangue é a qualidade no fornecimento de cuidados ao paciente em um ambiente de laboratório que seja seguro para todos, desde os procedimentos adequados na coleta até o transporte e armazenamento das amostras.
MATERIAL E PROCEDIMENTO:
Materiais:
• Algodão
• Álcool a 70%
• Garrote
• Agulha
• Tubos para coleta
• Estante
• Descarte
Procedimento:
Preparar a seringa e a agulha, garrotear 5 cm acima do local de coleta, pedir ao paciente para fechar a mão. Escolher a veia mais proeminente apalpando-a (mediana, basílica, cefálica). Fazer a assepsia, esperar secar, fixar a veia (distendendo a pele do paciente). Introduzir a agulha de uma só vez atingindo o interior da veia. Pedir a paciente para abrir a mão e colher o volume desejado. Soltar o garrote e só depois retirar a agulha. Faça compressão com o algodão. Distribuir o sangue nos frascos adequados. Desprezar o material adequadamente.
RESULTADOS:
O resultado da aula prática de coleta de sangue foi bastante satisfatório com a participação de todos os alunos.
A realização da coleta foi feita entre alunos que seguiram as normas obrigatórias de segurança dentro do laboratório, onde alguns se saíram muito bem e outros tiveram um pouco mais de dificuldade, talvez pelo nervosismo,