relatorio
Curso de ENGENHARIA CIVIL
ARACY DE ALMEIDA - 4700
ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO DO CIMENTO PORTLAND
VIÇOSA
MINAS GERAIS – BRASIL
2013
ARACY DE ALMEIDA - 4700
ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO DO CIMENTO PORTLAND
Relatório apresentado à Professora Lutércia Oliveira, da disciplina Materiais da Construção Civil do curso de Engenharia Civil da UNIVIÇOSA/ESUV.
VIÇOSA
MINAS GERAIS – BRASIL
2013
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
O cimento Portland é um aglomerante hidráulico, obtido através da moagem do clinquer, resultante da calcinação até fusão incipiente de materiais calcários e argilosos, com gesso. Permite-se a adição de outros materiais, tipo: escória de alto-forno, pozolana e material carbonático.
Portanto, os componentes básicos do cimento Portland são o calcário e a argila que, após analisados e definidas as respectivas proporções, são triturados e aquecidos em fornos cilíndricos rotativos a temperaturas elevadas (em torno de 1500º C) dando origem ao clinquer Portland. O clinquer pulverizado em conjunto com o gesso, que regula o tempo de pega, resulta no cimento Portland.
O cimento é, sem dúvida, o principal componente do concreto visto que é o único elemento ativo do mesmo, com exceção de alguns tipos de rocha consideradas potencialmente reativas que, por questões óbvias, são indesejáveis no preparo do mesmo.
No Brasil são fabricados vários tipos de cimento Portland, tais como: Comum, Composto, Alto Forno, Pozolânico e Alta Resistência Inicial. Estes cimentos podem ser classificados como Resistente a Sulfatos (RS), desde que atendam a determinadas especificações.
O objetivo geral deste relatório é fazer a caracterização do Cimento Portland, mostrar os resultados de análises em aulas práticas, de amostras de cimento baseando-se nas normas técnicas brasileiras.
NBR 11579 (1991) – Cimento Portland – Determinação da finura por meio da peneira 75 μm (n. 200)