Relatorio
Introdução2
Objetivos2
Questionário3
Conclusão3
Referências bibliográficas:4
Introdução Eletroquímica é um ramo da química que estuda todos os processos químicos que envolvem reações de óxido-redução entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica. Quando um processo químico ocorre espontaneamente produzindo corrente elétrica ou produzindo diferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha ou bateria. Analogamente, quando o processo químico ocorre de forma não espontânea, este é induzido por uma corrente elétrica de uma fonte externa, tal processo é denominado eletrólise. Em 1800 foi inventada a primeira pilha pelo cientista Alessandro Volta. Essa pilha era constituída por um conjunto de duas placas metálicas, de zinco e cobre chamadas eletrodos (do grego, percurso elétrico), e por algodão embebido em solução eletrolítica, ou seja, que conduz corrente elétrica. Cada conjunto de placas e algodão forma uma célula ou cela eletrolítica.
John Frederick Daniel construiu uma pilha semelhante, porém com duas semi-celas separadas, o que contribui para aumentar a eficiência da pilha.
Objetivos Por intermédio do estudo do experimento clássico da Pilha de Daniell, estudar e entender a eletroquímica como resultada da tendência das substâncias em receber ou doar elétrons, formando íons e culminando na criação de corrente e outros fenômenos elétricos.
Material utilizado:
Solução de CuSO4 a 0,5 mol 50 ml de solução ZnSO4 0,5 mol 01 vaso poroso 01 béquer de 250 ml Placa de zinco Placa de cobre 02 fios de cobre soldados a um jacaré em uma ponta e a placa metálica na outra ponta LED vermelho 01 voltímetro
Os dois eletrodos são ligados através de fios a um voltímetro ou outro equipamento, que fará a detecção ou uso da corrente elétrica gerada pela pilha. A reação envolvida nesta pilha pode ser ilustrada pela seguinte equação:
Zn + CuSO4 ZnSO4 + Cu
A equação representa