Relatorio
O experimento realizado demonstra a variação de temperatura de dois blocos calorimétricos de cobre e alumínio com câmaras coaxial e paralela em função do tempo, com o auxílio do software CidepeLab e da interface de aquisição de dados CL005.
As temperaturas dos blocos calorimétricos foram medidas utilizando o sensor de temperatura termopar, introduzido na câmara lateral dos blocos, e que cuja variação de temperatura se deve ao resistor embutível com bainha inoxidável (termistor) e à fonte de alimentação 0 a 30 Vcc. Os dados de temperatura em °C dos blocos variando a cada 3 segundos durante um intervalo de 10 minutos foram apresentados pelo software, permitindo possíveis análises e discussões dos mesmos.
3- MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização do experimento de capacidade térmica de um corpo calorimétrico, foram usados os seguintes materiais: * 01 câmara calorimétrica; * 01 bloco calorimétrico liga A predominantemente de alumínio com câmaras coaxial e paralela; * 01 bloco calorimétrico liga A predominantemente de cobre com câmaras coaxial e paralela; * 01 resistor embutível com bainha inoxidável; * 01 disco isolante; * 02 conexões elétricas de 0,5 m Vm e Pt; * 01 chave liga-desliga; * 01 extrator; * 01 suporte delta com haste; * 01 sensor de temperatura tipo termopar com manípulo; * 01 fonte de alimentação 0 a 30 Vcc; * 01 conexão flexível Pt; * 01 conexão flexível Vm; * 01 interface; * 01 cabo de ligação à interface ; * 01 frasco com glicerina.
A câmara calorimétrica é devidamente posicionada e, no seu interior, é colocado o bloco calorimétrico exigido, o qual está isolado com o disco isolante. Aproximadamente 1 ml