RELATORIO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS
DEPARTAMENTO DE ENSINO A DISTÂNCIA
MÓDULO II - BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ALUNO (A) Amanda Silva 2012.2
UNIDADE IV - ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
Lembre-se que as respostas deveram ser dadas APENAS com suas próprias palavras.
Vamos verificar se você está acompanhando tudo até aqui? Caso tenha ficado com dúvidas, faça contato com seu tutor.
1. Sintetize as principais características das práticas da gestão estatal no Brasil, de D. João VI até o fim da Monarquia. Por que elas podem ser classificadas como patrimonialistas? As praticas continuavam vinculadas ao patrimonialismo, não se havia diferença do patrimonio publico para o privado, as relações pessoais eram presente no serviço público. Era comum a ocupação dos cargos públicos por pessoas de confiança da corte, repartições sem serventia, inchasso de servidores, altos gastos para manutenção de tudo isso. Todas essas praticas é de quem faz uso do poder publico como cargo tomado para si, ou seja patrimonial.
2. O que entendemos por coronelismo? Quais foram as suas características? Eram chefes politicos locais, tinha como pricipais caracteristias serem grandes propriétarios de terras ou comerciantes, e davam ao governo os votos que queriam e recebiam diversas regalias, assim o povo os ofereciam o famoso voto de cabresto continuando a serem excluidos das manobas politicas, os mesmos faziam de protetor dos desprotegidos.
3. Por que os anos 1930 foram importantes para a história da Administração Pública no Brasil? Quais são as marcas deixadas pela Administração Pública Burocrática implantada a partir de então? Pois neste periodo foi anunciado o fim da Republica Velha, com ela a extinção da Guarda Nacional e o rompimento com a velha ordem na Adm. Pública no Brasil. Algumas desses marcas foram o fortalecimento do Banco do Brasil, o desenvolvimento tecnico do Ministerio da Fazenda, a