Relatorio
A análise química é, precisamente, o estudo científico dos princípios e teorias dos métodos analíticos que nos permitem determinar a composição química das substâncias ou de misturas das mesmas. Essa analise torna possível perceber do que se compõe qualitativamente a substancia, ou seja, reconhecer os elementos ou íons que a constitui.
Substancias simples são aquelas que contem somente um íon positivo. Em sua maioria, são constituídas de sais que contêm um cátion metálico ou um íon amônio. Em nosso caso, como foi uma mistura complexa, a análise sistemática não separa os íons um a um, mas sim em grupos, conforme o comportamento diante de certos reagentes que se denominam reagentes de grupo. Assim, Ag+, e Pb2+ formam com o íon Cl- os sais AgCl e PbCl2 que são insolúveis em água. De forma que, ao tratar a solução em estudo com HCl dil., os dois cátions (Ag+, e Pb2+) precipitam.
Na química analítica, a classificação dos íons baseia-se nas diferentes solubilidades dos sais e dos hidróxidos que eles formam.
1.2 Objetivo
Separar e identificar os cátions do Grupo I em algumas substâncias e suas respectivas reações, com o intuito de mostrar a importância do reconhecimento das substâncias que estão presentes em uma amostra desconhecida, e suas diversas formas de serem identificadas.
2 METODOLOGIA
2.1 Materiais e reagentes
Estante para tubos de ensaio pequenos
Tubos de ensaio pequenos
Béqueres de 50, 100 ml
Funis de colo curto pequeno
Conta gotas
Papel de filtro quantitativo
Vidro de relógio
Banho Maria
Bastão de vidro
Solução de HCl 2 mol L-1
Solução de HNO3 2 mol L-1
Solução de HNO3 0,01 mol L-1
Solução de NH4OH 6 mol L-1
Solução de NaOH 0,1 mol L-1
Solução de K2CrO4 1,0 mol L-1