relatorio
Em sua essência, ser professor hoje, não é nem mais difícil nem mais fácil do que era há algumas décadas atrás. É diferente. Diante da velocidade com que a informação se desloca, envelhece e morre, diante de um mundo em constante mudança, seu papel vem mudando, senão na essencial tarefa de educar, pelo menos na tarefa de ensinar, de conduzir a aprendizagem e na sua própria formação que se tornou permanentemente necessária. (GADOTTI, 2001, p. 7).
Pode-se se perceber que o papel da escola segundo o autor, mostra que o currículo escolar tem que ser adaptável aos aspectos do cotidiano do aluno, que não precisa ser seguido em sua totalidade, mas sim pode sofrer mudanças tanto curriculares quanto sociais, pois além de ensinar auxilia na formação pessoal com a sociedade. Nos dias atuais, pode se ver evidentemente que o mundo mudou, e a escola precisar mudar, e consequentemente o professor precisa acompanhar essas mudanças, pois o mesmo é o responsável por transpor o conhecimento a seus alunos, lembrando que é no dia a dia de sala de aula que as coisas acontecem.
http://www.webartigos.com/artigos/resenha-critica-o-papel-da-escola-na-sociedade-atual/61508/
Os professores devem trabalhar com seus alunos não só para ajudá-los a desenvolverem habilidades, procedimentos, estratégias para coletar e selecionar informações, mas, sobretudo, para ajudá-los a desenvolverem conceitos. Conceitos que serão a base para a construção de seu conhecimento. (CORTELAZZO, 2006, p 18) http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-instituicao-escolar-na-sociedade-contemporanea.htm A escola provedora de informação já não responde à demanda da nova sociedade. A escola para a sociedade