INTRODULÇÃO À FARMACOLOGIA

1580 palavras 7 páginas
25/02/2014

Profa. Rosi Paixão

Ciência que estuda a história, as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos, o mecanismo de ação, a absorção, distribuição, biotransformação, excreção e os usos terapêuticos dos fármacos. NÃO

A palavra farmacologia etnologicamente se origina da palavra Pharmakon, do grego que quer dizer droga, fármaco ou medicamento, mais logos que significa estudo. De uma maneira genérica e bastante simplificada poderíamos conceituar farmacologia de diversas formas, como segue:
Estudo da interação dos compostos químicos com os organismos vivos;
Ciência
experimental que lida com as propriedades das drogas e seus efeitos nos sistemas vivos;
Ciência que estuda as alterações provocadas no organismo pelas drogas ou medicamentos.

1

25/02/2014

A farmacologia pode, ainda, ser definida como o estudo do modo pelo qual a função dos sistemas orgânicos é afetada pelos agentes químicos.
A farmacologia foi reconhecida como ciência na segunda metade do século
XIX, onde os princípios científicos passaram a serem considerados no estabelecimento das práticas terapêuticas.

Até o século XIX, a terapêutica era pouco influenciada pela ciência.
Com o passar do tempo, as formas empíricas de tratar as doenças forma dando lugar aos sistemas terapêuticos mais definidos.
A alopatia proposta por James Gregory no século
XVIII dispunha como recursos terapêuticos somente a sangria, agentes eméticos e purgativos, cujos efeitos indesejáveis costumavam levar à morte muitos pacientes.
Logo depois, no início do século XIX, Hahnemann introduziu os princípios da homeopatia.

Mesmo após décadas de divulgação e conhecimento, as diferenças entre a alopatia e homeopatia ainda não são claras para uma boa parte das pessoas.
Na Alopatia, (alo=contrário e pathia=doença), o tratamento é feito por medicamentos contrários à doença. Baseia-se na cura pelos “contrários”, segundo a qual se um

Relacionados