lay out
São equipamentos utilizados na indústria com o objetivo de elevação e transferência, destinados a mover cargas variadas intermitentemente para qualquer ponto dentro de uma área fixa, onde a função principal é transferir.
2. ELETROÍMÃS
São bobinas com núcleo de material ferromagnético de forma que, quando percorridas por corrente, produzem um campo magnético capaz de atrair material ferroso.
2.1. Características e Tipos
Eles podem ter formados circulares, retangulares, entre outros.
2.2. Usos e Aplicações
Transporte de materiais ferromagnéticos, separação de carvão com material ferroso diluído, transporte de sucatas, chapas de aço e cavaco de máquinas de usinagem.
2.3. Vantagens
Como vantagens os eletroímãs apresentam a facilidade de transporte de material ferroso, além de poderem ser utilizados em trabalho contínuo ou intermitente.
2.4. Limitações
Como limitação os eletroímãs apresentam uma necessidade contínua de energia elétrica e de altas correntes, não transportam materiais não ferromagnéticos e seu deslocamento é limitado pelo mecanismo que o sustenta.
3. ELEVADORES DE CARGA
São equipamentos dotados de uma caixa com uma ou duas aberturas laterais e de mecanismo de elevação e descenso, com paradas fixas entre dois ou mais pavimentos. São movidos por motores de corrente contínua.
3.1. Características e Tipos
Existem diversos tipos de elevadores de carga podendo dessa forma ser classificado de acordo com:
As portas:
Tipo guilhotina;
Pantográficas, automáticas ou manuais;
De abrir, manuais.
Ao revestimento:
Madeira;
Chapa;
Tela.
Podem ser fixados no teto do prédio ou em estrutura metálica nas laterais. Normalmente são encontrados com controle manual por botoeiras, para impedir acidentes.
3.2. Usos e Aplicações
Interligação de vários pavimentos, podendo transportar cargas de todos os tipos com volume definido. Capacidade variável até 10t.
3.3. Vantagens
Os elevadores de carga apresentam como vantagens sua flexibilidade