relatorio
A família é o espaço indispensável para garantir a sobrevivência, o desenvolvimento e a proteção integral dos filhos, e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vem se estruturando. É a família que propicia os aportes afetivos e, sobretudo materiais, necessários ao desenvolvimento e bem estar dos seus componentes.
Nesse sentido a família desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, é em seu espaço que são absorvidos seus valores éticos e humanitários e onde se aprofundam os laços de solidariedade. Por isso é de suma importância os valores familiares passados desde pequeno aos filhos, pois eles são o alicerce para a elaboração e pensamentos futuros. Kaloustian contribui argumentando que: “É também, seu interior que constrói as marcas entre as gerações e são observados valores culturais”. (KALOUSTIAN, 1994, p. 12).
Portanto e na família que se concentram as possibilidades de constituição de pessoas enquanto sujeitos e cidadãos, afinal, é nela que perpassam os valores e crenças que os indivíduos levarão por toda a sua vida, lugar onde nasce, cresce, vive e adquire condições para obter elementos de sua realização material, intelectual e espiritual, principalmente através do afeto que possui com os outros membros de seu convívio.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 REFERENCIAL TEÓRICO
A família tem uma função primordial na construção do individuo, pois é no seio familiar que se encontra um lar estável, capaz de proporcionar afeto, educação, alimentação, moradia, de modo a possibilitar seu pleno desenvolvimento físico, ético, emocional, espiritual e cultural, a qual ajuda na promoção de o ser pessoa. É neste contexto que ele se conscientiza dos seus papéis primários e onde se inicia o processo de socialização primária, que o leva à articulação com a comunidade, é onde se dá a transmissão de valores, costumes e tradições entre gerações.
Nessa perspectiva a família acaba por surgir