Economia politica
R:lucros extras ou extraordinários existem quando as receitas superam os custos, é adiferença entre a receita total e o custo total, considerando o lucro normal como umcusto não desembolsado efetivamente pela empresa. Já o lucro é o valor que mantem aempresa na atividade, reflete o real custo de oportunidade do capital empregado naatividade empresarial. A longo prazo, no mercado de concorrência perfeita, lucrosextraordinários já não existem, pois atraem novas firmas que não encontram barreirasem seu ingresso e acabam aumentando a oferta de mercado. Assim os preços caem ecom eles o lucro extra, restando enfim somente os lucros normais.
02- Quais as hipóteses básicas que dão sustentação ao modelo de monopólio? Explique.
R: Nele existe um único empresário ( empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro.Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem ás condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto.
- Numero relativamente grande de empresas com certo poder concorrêncial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja características fisicas , embalagem, seja pela prestação de serviços completamentares ( pós-venda);
- Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado.
03-Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?
R: O numero de empresas que compoem esse mercado ;
Tipo do produto: Se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados;
Se existem barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
O empresário desejando maximizar seus lucros, escolherá o nivel de produção para o qual a diferença positiva entre a receita total de vendas e o custo total de produção seja a maior possível.
04- Forneça o conceito de produção em sentido