relatorio titulometria
NOME: ANDRESSA LOHMANN
CURSO: NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
PROFª: CLEUSA F. ZANCHIN
PALMEIRA DAS MISSÕES, 25 DE AGOSTO DE 2014
INTRODUÇÃO
A calibração instrumentos volumétricos é realizada passando certa quantidade de água pelo instrumento que se deseja aferir, contendo e depois o livrando, em um recipiente, a uma dada temperatura e tempo. A massa do recipiente vazio e cheio deve ser calculada. Após esses procedimentos, usa-se a densidade para calcular o volume. Para se obter êxito, deve-se levar em conta que o aparelho tem de estar limpo e seco, e a água usada deve ser destilada.
A bureta é uma vidraria utilizada em laboratórios e seu principal objetivo de uso está na correta dosagem volumétrica de algum reagente nas titulações (determinação analítica de uma substância em uma mistura). No fundo da bureta há uma torneira de precisão, onde pode ser cuidadosamente regulada sua abertura de modo a ultrapassar o mínimo possível o ponto de equivalência da titulação.
As pipetas são utilizadas geralmente em experimentos que requeiram um instrumento para transferência de um volume conhecido de um líquido. Como estes volumes devem ser precisos, a pipeta deve ser aferida com, no máximo, um erro relativo de 1% entre as calibrações.
OBJETIVO
Calibrar uma pipeta de 20 mL e uma bureta de 25 mL para saber se as mesmas estão aptas para ser utilizadas nas aulas práticas seguintes. A calibração de materiais volumétricos é grande importância, para que os experimentos em laboratório sejam realizados com mais precisão.
MATERIAIS USADOS: - Pipeta volumétrica de 20 mL: a pipeta é usada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, ela mede um único volume e é muito precisa.
- Bureta de 25 mL: a bureta é um equipamento calibrado para medida exata de volume de líquido e soluções, permite o escoamento do líquido ou