titulometria
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA – 2º ANO
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA
DOCENTE: JAMILE MARIANO MACEDO
DISCENTES: ANA CHRISTINNA LIMA BARROS; ERIVANA BATISTA SANTOS; KARLA GAVA DE OLIVEIRA e LETÍCIA SOUSA DE ALMEIDA.
TITULOMETRIA DE PRECIPITAÇÃO
RESUMO
A prática de Titulometria de Precipitação foi feita analiticamente de forma quantitativa, visando descobrir o valor de reagente necessário para que ocorra a precipitação de determinado analito, no caso AgNO3 0,05 M (Nitrato de Prata) foi usado como reagente e Hipoclorito de Sódio dissolvido em água foi usado como analito com 3 gotas de K2CrO4, para que fosse possível visualizar a precipitação.
Palavras-Chaves: Titulometria de Precipitação; AgNO3 (Nitrato de Prata); Analito.
ABSTRACT
“The practice of Titrimetry Precipitation was done analytically in a quantitative manner, in order to discover the amount of reagent required for the occurrence of precipitation of a given analyte in the case AgNO3 0,05 M (Silver Nitrate) was used as a reagent and sodium hypochlorite dissolved in water was used as analyte with 3 drops of K2CO4 to make it possible to visualize the precipitation”.
Keywords: Titrimetry of Rush; AgNO3 (Silver Nitrate); Analyte.
INTRODUÇÃO
Na titulometria de precipitação, envolve a titulação com formação de compostos pouco solúveis onde o analito é titulado através da adição de um reagente padrão, de concentração conhecida, para a formação de um precipitado pouco solúvel. As reações usadas na Titulometria de precipitação são: quantitativas, completa em curto intervalo de tempo e produto suficientemente solúvel. Este é um método amplamente utilizado, onde é muito empregado na determinação de Haletos, Cianeto, Tiocianato e outros.
Um reagente precipitante muito utilizado é o nitrato de prata (AgNO3) para titulações de haletos e outros ânions, dada sua capacidade de formar compostos iônicos de baixa solubilidade.
De modo análogo às