relatorio termicos
Poços de Caldas – Minas Gerais
Relatório de Fenômenos Térmicos
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Modelo Físico - Calorímetro
Integrantes do grupo:
Fernanda de Vilhena Franco
Jessica Rafaela de Paula Barbosa
Luana Ribeiro da Silva
Resumo
Este experimento teve a finalidade de criar um novo modelo físico que permitiu relacionar parâmetros, como o calor e a potência, utilizando a lei de Fourier. Para confirmar o êxito do modelo criado foi calculado o calor de todo o sistema para seis massas de água diferentes e, assim, foi possível encontrar o calor específico da água e a capacidade térmica do calorímetro. Pode-se perceber que os dados teóricos são similares aos resultados obtidos experimentalmente, dentro de suas incertezas.
Introdução
Calor é definido como sendo a energia transferida de um corpo como resultado da diferença de temperatura entre eles. A capacidade térmica é a quantidade de calor necessária para variar em 1°C a temperatura de todo o corpo, enquanto o calor específico é quantidade necessária de calor para variar em 1°C a temperatura de apenas 1 grama do material. Os dois conceitos só são utilizados quando não há mudança de estado físico de uma substância, quando ocorre essa mudança de estado o conceito utilizado é calor latente.
Para medir a quantidade de calor cedida ou recebida por uma substância usa-se o calorímetro, em que sua propriedade é a de não realizar trocas de calor com o ambiente [1].
Os aparelhos que fornecem calor possuem condutores que esquentam enquanto passa uma corrente elétrica. Essa elevação de temperatura ocorre pela transformação de energia elétrica em calor, isto é denominado efeito Joule [2]. Este efeito se dá pela colisão de elétrons que partem da corrente com outras partículas presentes no conduto. A transformação de energia elétrica em calor é completa, enquanto estes colidem. Os condutores que