relatorios de sistemas termicos
JULIO DE MESQUITA FILHO – CAMPUS GUARATINGUETÁ
RELATÓRIO
DE
SISTEMAS TÉRMICOS
“Sistemas de refrigeração”
1. Introdução
O ciclo de refrigeração ou ciclo frigorífico é um ciclo termodinâmico que constitui o modelo matemático que define o funcionamento das máquinas frigorificas e das bombas de calor.
A diferença entre uma bomba de calor e uma máquina frigorífica normal consiste em esta última apenas poder ser usada para arrefecimento enquanto que a primeira pode ser usada tanto para arrefecimento como para aquecimento. No seu processo de aquecimento, a bomba de calor também utiliza um ciclo de refrigeração. Para tal, a bomba de calor tem a possibilidade de escolher qual das serpentinas é que deve funcionar como condensador funcionando a outra como evaporador.
Em um ciclo de refrigeração padrão por compressão existem basicamente quatro componentes: Compressor, condensador, dispositivo de expansão e evaporador.
Os principais ciclos de refrigeração existentes são o ciclo padrão por compressão, o ciclo de refrigeração por absorção e o ciclo de refrigeração por magnetismo.
Para O fluido refrigerante na forma de líquido saturado passa pelo dispositivo de expansão (restrição), onde é submetido a uma queda de pressão brusca, onde passa a ter dois estados, o líquido e o gasoso. O fluido refrigerante, nesse ponto, é denominado de flash gás. Então o fluido é conduzido pelo evaporador, onde absorverá calor do ar do ambiente a ser refrigerado, vaporizando-se.
Na saída do evaporador, na forma de gás ele é succionado pelo compressor, que eleva sua pressão (e temperatura) para que possa ser conduzido através do condensador, que cederá calor ao ambiente externo, condensando o fluido e completando o ciclo. O ventilador efetua a circulação de ar, fazendo com que o ar a ser resfriado entre em contato com a serpentina do evaporador.
Para determinar as condições de trabalho do ciclo aplica-se a primeira lei