Relatorio tratamentos térmicos
(Deixe uma linha em branco) (11 pt)
Nome do Primeiro Autor1*, Nome do Segundo autor2, … Nome do N-ésimo autorn, alinhamento centralizado, Times New Roman 11 pt
1UTFPR – ME05E – T51, Times New Roman 11 pt, itálico (Deixe uma linha em branco) (11 pt)
1. Introdução
Desde muito tempo os aços são utilizados como matéria prima da indústria. Desde estruturas como prédios e casas até automóveis e máquinas. Contudo, dependendo da aplicação, o aço precisa ser tratado termicamente para melhorar algumas de suas propriedades mecânicas.
Tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de esfriamento, com o objetivo de alterar as sua propriedades ou conferir-lhes características determinadas. As propriedades dos aços dependem, em principio, da sua estrutura. Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos aços, resultando em consequência na alteração mais ou menos pronunciada de suas propriedades [1].
O tratamento térmico utilizado neste trabalho foi a têmpera. A têmpera resume-se em aquecer o aço até atingir uma temperatura na qual se obtém uma microestrutura austenítica, temperetaura esta também chamada de temperatura crítica. Deve-se evitar temperaturas muito acima desta, que pode gerar superaquecimento, ocasionando uma estrutura martensítica muito grosseira e frágil. A peça deve ser mantida a essa temperatura por certo tempo, e ser resfriada em um meio, seja ar, água, óleo ou gelo, onde pode-se chegar a grandes velocidades de resfriamento, resultando na formação da estrutura chamada de martensita [2].
A martensita é uma solução solida supersaturada de carbono e ferro alfa. A formação desta fase influencia nas propriedades mecânicas da peça, aumentando sua dureza e o limite de resitencia a tração e