Relatorio de Tratamento Termico
DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADÊMICAS IV
COORDENAÇÃO DA ÁREA DE MECÂNICA
DISCIPLINA: TTT
TÍTULO DA ATIVIDADE
PRÁTICA DE TRATAMENTOS TÉRMICOS
Aluno
Alice Silva Souza
GOIÂNIA
DEZEMBRO DE 2013
1. Identificação da Atividade:
1.1. Título: Aula prática tratamentos térmicos
1.2. Disciplina: TTT
1.3. Local: Laboratório de tratamentos térmicos
1.4. Responsável pela realização: Professor Manoel
2. Objetivo da Atividade:
Adquirir conhecimento sobre os processos de tratamentos térmicos e seus efeitos nas características mecânicas dos materiais, bem como obter a prática com os instrumentos laboratoriais utilizados nesse tipo de processo.
3. Introdução
Um tratamento térmico é a aplicação de um ciclo térmico, determinada temperatura há um tempo pré-determinado, com o objetivo de alterar a sua microestrutura. Tais tratamentos são utilizados com a finalidade de facilitar o processamento mecânico. Aumentando a ductilidade e reduzindo a dureza o que facilita uma conformação a frio e a usinagem do material, além de melhorar as propriedades do produto final e corrigir as falhas estruturais resultantes de um processamento anterior do produto. Nesta prática laboratorial foi utilizada uma amostra do aço VC131, o mesmo passou por alguns tipos de tratamento térmico e posteriormente foi analisada a dureza, os procedimentos bem como os resultados estão relatados neste relatório.
4. Fundamentação Teórica
TIPOS DE TRATAMENTOS TÉRMICOS
Austêmpera- Trata-se de um processo de tratamento isotérmico, cujo objetivo é o aumento da tenacidade e resistência á fadiga do aço, as molas de qualquer natureza por exemplo. Seu processo tem como característica a formação da microestrutura metalográfica composta por bainita. Essa microestrutura reduz a dureza da peça e diminui a tensão interna no material o que reduz a distorção da peça tratada, dispensando o revenimento na maioria dos casos.
Austenitização- Em suma