Relatorio Tens O Superficial
Estudar a tensão superficial de líquidos e suas interações intermoleculares.
2. Introdução:
Primeiramente nas aulas de ciências aprendemos que a matéria pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
Quando certa quantidade de água está exposta ao ar, temos dois estados bem definidos, ou seja, o estado líquido e o estado gasoso (o ar acima da superfície da água). Entretanto, no limite entre as duas fases, há uma interface, que apresenta propriedades interessantes, diferentes daquelas observadas no estado líquido ou gasoso.Analisando as interações intermoleculares que agem sobre uma molécula dentro do líquido, podemos concluir que essa molécula é atraída e repelida de modo que a resultante das forças que agem sobre ela seja praticamente nula.
As moléculas de um líquido interagem entre si de várias maneiras, uma delas é a atração ou repulsão elétrica, se estiverem carregadas ou se suas cargas positivas e negativas não estiverem igualmente distribuídas no espaço. Além disso, sofrem a ação da gravidade e da agitação térmica. No calculo geral, se o líquido estiver em um recipiente, como um copo, por exemplo, as forças de atração preponderam e impedem que as moléculas se espalhem pelo espaço. O líquido ocupa um volume determinado, formando uma superfície bem definida entre ele e o ar circundante. Surge daí uma diferença clara entre as moléculas da superfície e as que ficam internas no líquido. As que ficam dentro interagem com as demais em todas as direções. Em média, portanto, essas interações (ou forças) se anulam mutuamente. Já as que ficam na superfície só podem interagir com as que estão do lado de dentro. Do lado de fora só existe o ar e as moléculas do ar estão tão separadas uma das outras que seu efeito imediato sobre a superfície líquida pode ser desprezado.
O resultado é que a película que fica na superfície sofre uma atração para dentro do próprio líquido. Essa tendência é contrabalançada pela resistência das moléculas