Relatorio Tratamento Superficiais
URI – CAMPUS DE ERECHIM
ENGENHARIA MECÂNICA – TURMA 2013
RELATÓRIO EXPERIMENTAL SOBRE AÇO A-36
DISCIPLINA:
TRATAMENTOS TERMICOS E SUPERFICIAIS
DOCENTE:
MAIQUEL EMERSON PFINGSTAG
ACADÊMICOS:
ADRIANO MODESTO DARIVA
ALEXANDRE JOSÉ LUIZ
EDEMAR COMBY
GUILHERME VALMORBIDA
MICHEL KIRNIEW
RENATO VENDRUSCOLO
ERECHIM, 14 DE ABRIL DE 2015. INTRODUÇÃO
O aço é uma variante do ferro e é produzido a partir do minério de ferro, coque e cal. Na sua forma mais simples, o aço é o ferro gusa refinado, contendo de 0,02% a 2% de carbono. Existe uma grande diversidade de Aço-Liga que pode ser produzida com adição de outros elementos ao aço básico. Alguns dos elementos de liga mais importante são: Manganês, Níquel, Cobre, Silício, Molibdênio, Cromo, Vanádio.
Propriedades materiais do aço A36
O aço A36 é um aço leve e com baixo teor de carbono utilizado primariamente como um material estrutural e também utilizado em barras. Ele é relativamente simples quimicamente, o que mantém seu custo baixo. Facilmente soldável e amplamente disponível, o aço A36 é padronizado pela Sociedade Americana de Testes e Materiais (ASTM), um dos três maiores órgãos de padronização do aço nos Estados Unidos. Os outros órgãos são o Instituto Americano de Ferro e Aço (AISI) e a Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE).
Química
Quimicamente, o aço A36 é muito similar ao AISI 1018, que é o aço de baixo teor de carbono mais comum. O A36 contém carbono (0,26%), manganês (0,75%), e impurezas de enxofre (máximo de 0,05%) e fósforo (máximo de 0,04%). Essa composição é praticamente idêntica a do1018, no entanto, o A36 contém cobre (0,2%), que lhe confere aumento de resistência e dureza.
Propriedades físicas
O aço A36 tem resistência à tração de 400 a 550 MPa e limite mínimo de escoamento de 250 MPa. Uma seção de cinco cm pode ser alongada 23% antes da quebra. O A36 possui a mesma densidade da maioria dos aços; 7,85 gramas por centímetro