Relatorio Sociedade
A tecnologia na vida em sociedade
Vivemos em um mundo acelerado no qual as informações transitam de um canto a outro em uma velocidade jamais sentida. E as pessoas? Viajam cada vez mais, comunicam-se cada vez mais, tornando o mundo cada vez mais conectado. Esse cenário muda a relação das pessoas com os lugares; altera os hábitos culturais e as relações sociais e econômicas. Cria empregos, formas de estudar, atitudes e comportamentos.
Este modelo de sociedade também é conhecido por sociedade da informação, como alguns estudiosos costu- mam designar, caracteriza-se pela difusão das informações, pela mediação do computador nas relações sociais, pela modernização nos sistemas de transporte, pelas mídias sociais (Orkut, facebook, twitter), que irão tornar públicas e visíveis notícias, pensamentos, eventos políticos, crimes, tragédias naturais e fatos comuns do cotidiano.
O indivíduo, através de seu computador, estabelece relações com outros indivíduos sob a forma de mensagens instantâneas, viva voz, câmera, possibilitando um alargamento na forma de se comunicar. Podemos dizer que esta seja a maior vantagem que nos trouxe a tecnologia, mas devemos estar atentos com o uso que fazemos dela, como ferramenta democrática para geração de conteúdos e informações a serem dispersos pelo globo. Acontecimentos políticos, situações de ditaduras de governo, censura, repressão, são divulgados amplamente, permitindo um co- nhecimento antes dificultado por questões políticas e geográficas. A Internet rompe com tudo isso, é no seu caráter democrático que está seu valor.
Existe uma organização sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica em sua página na internet, documentos, fotos, informações confidenciais, fornecidas por fontes anônimas. Esta organização se chama Wikileaks e tem como principal editor e porta-voz o australiano Julian Assange. Divulga dados sobre corrupção, violações dos direitos humanos e crimes de guerra.