documento
A Influência do Negro na Cultura Brasileira
O entrecruzamento de africanos, portugueses e índios, entre os séculos XVI e XVIII, consolidou a estrutura genética dapopulação brasileira. Toda a construção da economia litorânea no Brasil, inclusive o desenvolvimento de sua vida urbana, se deve ao mulato, mestiço de negro e ao branco.
Porém, a contribuição do negro para acultura brasileira vai além da povoação e da prosperidade econômica através do seu trabalho. Vindos de diversas partes da África, os escravos negros trouxeram suas matrizes culturais e transformaramnão apenas a sua religião, mas todas as suas raízes em uma cultura de resistência social.
Aqui vamos abordar rapidamente aspectos dessa influência, lembrando que ela é muito ampla e profunda e nemsempre percebida, de tão arraigada que está no nosso cotidiano.
Contribuição na linguagem
Os africanos, na ausência de uma unidade lingüística, já que provinham de diferentes povos, forampraticamente obrigados a criar uma em comum para que pudessem se entender.
A influência africana no português do Brasil, que em alguns casos chegou também à Europa, veio do iorubá, falado pelos negrosvindos da Nigéria e notada principalmente no vocabulário relacionado à culinária e à religião e também do quimbundo angolano, em palavras como caçula, cafuné, moleque, maxixe e samba, entre centenas deoutros vocábulos.
Contribuição na religião
As religiões chamadas afro-brasileiras surgiram durante o processo de colonização do Brasil, com a chegada dos escravos africanos. Na realidade,os cultos afro-brasileiros vêm da prática religiosa das tribos africanas. Por isso, cada uma tem a sua forma peculiar de chamar o nome de Deus, promover seus cultos, estruturar sua organização,celebrar seus rituais, contar sua história e expressar as suas concepções através dos símbolos.
Na tentativa de catequizar os negros, os europeus promoveram uma grande mistura que resultou nas