Relatorio sobre microondas
Entregue a Iuri Boaventura professor da disciplina Física II.
Resumo: Forno de micro-ondas é um aparelho conhecido por facilitar e agilizar o preparo de alimentos para o consumo. O aquecimento ocorre em razão de uma radiação eletromagnética de 2.450 MHz, radiação essa que aumenta a agitação das moléculas de água dos alimentos, aquecendo-os de forma quase uniforme e de fora para dentro, já que as ondas eletromagnéticas se localizam na parte externa dos alimentos.
Palavras-chave: Micro-ondas, radiação, eletromagnética, ondas, alimentos.
I. Introdução
O princípio Físico do forno de micro-ondas é a geração e absorção das micro-ondas ocorrendo o aquecimento criando excitação nas moléculas. Será demonstrado neste Trabalho, como ocorre o funcionamento do aparelho, e os aspectos Físicos envolvidos no processo, assim como descrever partes essenciais do aparelho e seu comportamento Físico.
II. Modelo e métodos
A energia elétrica, de alta e baixa tensão é transformada em corrente contínua por intermédio de um circuito formado por um transformador, diodos e capacitores. A corrente serve para alimentar o magnetron. O magnetron é constituído por um ânodo cilíndrico, composto de cavidades, estas se encontram no eixo de um cátodo de aquecimento. O ânodo e o cátodo são separados por um espaço ao qual se dá o nome de espaço de interação, estando em vácuo. Estas cavidades, conhecidas como "cavidades ressonantes", podem ter formas diferentes de acordo com o magnetron considerado. Encontram-se também dois ímãs que são fixados perpendicularmente em relação ao eixo do tubo. Um campo elétrico contínuo é aplicado entre o ânodo e o cátodo. Os elétrons liberados pelo cátodo são acelerados pelo campo magnético contínuo. Graças ao campo magnético criado pelos dois ímãs perpendiculares ao eixo ânodo/cátodo, obtém-se um movimento